Quando você pede um empréstimo ou usa o cartao crédito, e verifica que os valores cobrados estão pesando demais no bolso, aquela confiança depositada no seu gerente cai, não é mesmo?
Com isso, surge a necessidade de buscar a solução para rever o contrato que envolve a contratação de um advogado especialista em juros abusivos.
O que são juros abusivos?
Juros abusivos ocorre quando a taxa de juros está muito acima da média do mercado.
E o conceito de acima da médica varia para cada tribunal, porém de forma geral, se a taxa for de 1,5 a 2 vezes maior que a médica, já pode ser considerada abusiva.
Eu já havia explicado sobre juros abusivos no cartão de crédito e que, para resolver a questão, será preciso falar com um especialista.
A seguir, irei explicar sobre o advogado especialista.
O que é advogado especialista em juros abusivos?
É um advogado que possui especialidade em casos que envolvem juros abusivos dde banco e tem como objetivo reduzí-los.
É necessário que o advogado especialista faça uma análise do contrato, pois pode ocorrer de ser encontrado outras irregularidades como descumprimento de cláusula, venda casada, taxas indevidas, etc.
Com isso, caso o especialista detecte que, de fato, há cobrança de juros muito acima da média do mercado, será procedido para se buscar a redução dos juros.
A redução pode ser tanto amigavelmente, com acordo junto ao banco, quanto por meio de uma ação revisional.
Como contratar um advogado especialista em juros abusivos?
É fundamental que, ao escolher um advogado para resolver juros abusivos, observe os seguintes pontos:
- OAB Ativa: É essencial que o advogado tenha capacidade de atuar. Ao pesquisar a OAB dele e verificar que está “suspenso”, procure outro, pois esse não poderá lhe orientar.
- Tenha experiência na área: Verifique se o advogado já tem experiência na área de revisional juros bancários, bem como o conteúdo que ele produz em blogs, redes sociais, etc.
- Cuidado com a “causa ganha”: Se você que é “certeza de causa ganha contra o banco” não o contrate. Advocacia é atividade meio, sendo que quem decide a causa sempre será o juiz, com isso prometer ganho de causa é considerada uma infração ética.
- Cuidado com o “não tem o que fazer”: Por outro lado, não acredite no advogado que nem olhou no contrato e solta que não tem o que fazer. Um especialista irá acolher sua demanda, analisar o contrato de forma aprofundada para saber se existe algo de errado ou não.
Ainda sobre esse último ponto seria sobre a forma de um especialsita receber o seu caso, pois ele sabe que para cada ocorrência é necessário um tratamento.
Para isso,ele irá lhe orientar por meio de uma consulta que será o momento após ter feito a uma analise do contrato, e, assim poder dizer o que poderá ser feito ou não.
Assim como médico precisa verificar qual seu estado de saude antes de recomendar algum rémdio ou fazer qualquer cirurgia, a lógica também se aplica para advogados.
Essa é uma etapa fundamental, pois sem a consulta, poderá ser aplicado medida que nada tinha haver com o seu caso, gerando uma piorá na sua divida, bem como outras terríveis consequências.